História

A Freguesia deve o seu nome a uma ermida em honra de Nossa Senhora da Penha de França, fundada em 1598, no local onde está agora a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.

No seu atual território, que vai do rio Tejo à colina da Penha de França, há muitas centenas de anos que existem núcleos populacionais localizados quer na zona ribeirinha, em redor dos conventos da Madre de Deus e Santos-o-Novo, quer em torno da ermida da Penha de França e, mais tarde, convento com o mesmo nome (atual Comando-Geral da PSP).

Apesar destes núcleos, até ao final do séc. XIX, início do séc. XX, o território era eminentemente rural, situado no termo de Lisboa e constituído por campos abertos, hortas, quintas e solares de veraneio e mosteiros.

Os seus principais pontos de interesse são:

• Fonte Monumental da Alameda D. Afonso Henriques
• Praça Paiva Couceiro
• Cemitério do Alto de S. João
• Museu Nacional do Azulejo/ Convento e Igreja da Madre de Deus
• Convento de Santos-o-Novo
• Forte de Santa Apolónia
• Mercado de Sapadores
• Igreja e Convento de Nossa Senhora da Penha (atual Comando-Geral da PSP)
• Miradouro da Penha de França e reservatório de água da EPAL
• Palácio Diogo Cão (atual sede da Junta de Freguesia)