Demolição do Polo Morais Soares

O Polo Morais Soares da Junta de Freguesia da Penha de França foi encerrado em março de 2018 na sequência de um parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que apontava para a existência de perigo de ruína, fruto da construção de anexos não licenciados durante a primeira metade do século XX.

Sucede que a ruína dessas instalações se agravou de forma muito significativa nos últimos tempos, a saber:

i) O aumento das fissuras nas paredes de fachada associado a assentamentos diferenciais ou à rotação do elemento de fundação indicia a existência de anomalias ao nível da fundação, o que compromete o bom funcionamento da estrutura, facto ao qual não são despiciendas as vibrações decorrentes da passagem de viaturas pesadas na faixa de rodagem contígua ao edifício.

20200818 Polo Morais Soares20200718 Polo Morais Soares

ii) Os vários testemunhos ( fita adesiva colada nas paredes para verificar se estas se mexem, alterando a posição da fita) colocados nas fissuras de modo a avaliar a sua progressão já apresentam grande distanciamento;

20200718 Polo Morais Soares 0

iii) Várias paredes e vãos apresentam fissuras a 45º;

iv) O estuque do teto de dois gabinetes caiu recentemente, permitindo ver o vigamento de madeira do telhado.

20200718 Polo Morais Soares 2

20200718 Polo Morais Soares 1

A deterioração acentuada do edificado é facilmente constatável nas fotografias.

Face a estas circunstâncias urgentes e imperiosas, a Junta de Freguesia da Penha de França, ao abrigo do CDC 2019-2021 promoverá a demolição urgente do edifício por apresentar deterioração dos elementos construtivos e de revestimentos.

No entanto, finda essa intervenção de demolição, o respetivo terreno ficará devoluto e, por isso, suscetível de se tornar num local insalubre, pelo que a Junta de Freguesia apelou à CML que realize com urgência todas as diligências necessárias à realização de uma intervenção no local, designadamente o alargamento da faixa de rodagem contígua ao edifício ou outra intervenção que integre o terreno no espaço público envolvente