Participação e Voluntariado

Orçamento Participativo

Programa de Orçamento Participativo da Penha de França (POP)

Adotado em contexto escolar, assume-se como uma forte ferramenta de educação
para a cidadania, estimulando competências como o diálogo crítico e atitudes como o respeito
e interesse para com a vida pública e os processos comunicativos que ela implica.

Pode consultar o nosso Regulmento para o Programa de Orçamento Participativo da Penha de França aqui: Download

Proteção Civil

Grupo de Voluntários da Proteção Civil

A Junta de Freguesia participa no projeto de Voluntariado de Proteção Civil de Lisboa assenta no princípio de que, em situações de acidente grave ou catástrofe, as primeiras medidas de socorro são realizadas pela comunidade. O papel a desempenhar por estes voluntários assume importância capital, em situação de emergência ou perante acidente grave ou catástrofe.

A constituição de equipas de voluntários de proteção civil implica o cumprimento de todo um processo de formação, ao longo do qual são abordados temas como o sistema de Proteção Civil – competências e áreas de intervenção, o risco sísmico na cidade de Lisboa, o fogo e os agentes extintores – procedimentos de proteção e prevenção, planeamento da emergência e primeiros socorros.

O programa de formação tem como principal objetivo habilitar estes voluntários para o desempenho de diversas missões quer no âmbito da prevenção, como a identificação de riscos e vulnerabilidades, quer no âmbito da emergência, como a 1ª intervenção em caso de incêndio, a prestação de primeiros socorros ou o apoio à evacuação de edifícios ou áreas de risco e respetivo encaminhamento para pontos de encontro.

Os Voluntários de Proteção Civil existentes na cidade de Lisboa estão sob a coordenação das Juntas de Freguesia que participam no projeto.

Se pretende inscrever-se e neste projeto deve contactar a Junta de Freguesia.

Ambiente

Grupo de Voluntários do Ambiente

A sensibilização ambiental é uma componente imprescindível para a criação de uma comunidade sustentável, dessa forma, a Junta de Freguesia apoiou a criação de um grupo de voluntários que regularmente realizassem ações de sensibilização na Freguesia, seja através da distribuição de panfletos, da recolha simbólica de lixo, ou da distribuição de sacos para os dejetos caninos. O foco do grupo é demonstrar a importância do civismo e do respeito pelo espaço público, salientando-se a necessidade da reciclagem, de não se deitar lixo ao chão, não alimentar os pombos, não deixar os dejetos caninos no chão entre outras.

Contribua pode inscrever-se nas instalações da Junta de Freguesia ou eletronicamente através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sobre a Penha de França

A 13 de abril de 1918 é criada a freguesia da Penha de França. Em 1959, por via de uma reforma administrativa, o seu território é diminuído e parte dele passa a pertencer às freguesias de São João e do Alto do Pina.

Em 2012 nova reforma administrativa volta a reunir São João e Penha de França. É nesta altura que a Câmara Municipal de Lisboa reforça as competências das Juntas de Freguesias.

Contactos

Sede da Junta

Travessa do Calado, nº 2
1170-070 Lisboa
Tel. 218 160 720
Fax 218 160 721
Email geral@jf-penhafranca.pt

Linha Verde

800 209 171


© 2017 Freguesia da Penha de França. Todos os Direitos Reservados. Designed By J. Canão

Search

yeezy boost 350 black yeezy boost 350 moonrock yeezy 350 boost tan yeezy 350 boost oxford tan yeezy 350 oxford tan yeezy boosts 350 yeezy 350 black yeezy 350 moonrock yeezy boost 350 turtle yeezy 350 boost turtle dove yeezy 350 turtle dove yeezy 350 tan yeezy 350 boost black yeezy 350 boost low yeezy boost 350 pirate black yeezy boost 350 low yeezy boost 350 grey yeezy 350 boost moonrock yeezy boost 350 turtle dove kanye yeezy 350