geral@jf-penhafranca.pt - Linha verde - 800 209 171

Centro Comunitário NH

O Bairro Horizonte foi construído em 1976 através do processo SAAL, processo que marcou os moradores predispondo-os para a participação efetiva e criou o capital-experiência que tem facilitado a organização comunitária.

O Diagnóstico Participado de 2010, realizado pela Comissão Moradores (agora associação), em parceria com a EIC K’CIDADE e Fac. Arq. UL, teve grande adesão, identificando as principais necessidades e propostas da comunidade. Em parceria, foram trabalhadas questões priorizadas:

  • Substituição telhados com amianto (2010);
  • Arranjo e pintura edificado (BIPZIP2011);
  • Criação do Parque Intergeracional Novo Horizonte com skatepark, campo futsal e área de manutenção (BIPZIP2012e13, JFPF);
  • Inscrição de acessos pedonais no Plano Ação Local USER (URBCDT 2014/15);

Projeto Orçamento Prioritário EDP-USER para o PINH, votado pelo GAL; e  Início do processo de regularização da propriedade dos fogos, no âmbito da Comissão Executiva local, GABIP ExSAAL/Autoconstrução.

Com cerca de ¼ dos cerca de 250 residentes com menos de 25 anos e 20% com 65+ e a necessidade de espaços de convívio identificada em 2010, a Associação de Moradores Bairro Horizonte promove o Centro Comunitário Novo Horizonte respondendo à falta de espaço comunitário de referência no qual existam serviços em falta: atividades regulares para séniores, crianças, jovens e comunidade, incluindo do Alto Pina e EPUL Varandas do Tejo, priorizando os mais desfavorecidos e isolados.

Este projeto contribui para dinamizar, manter e sustentar o PINH, estando alinhado com o PAL USER.