geral@jf-penhafranca.pt - Linha verde - 800 209 171

Penha Empreende

O programa Penha Empreende visa promover o empreendedorismo startup, intraempreendedorismo e empreendedorismo social na freguesia. O objetivo principal do Penha Empreende passa pela estimulação da economia local, a criação de emprego e a modernização das empresas existentes.

Para atingir este objetivo, a Junta de Freguesia criou um gabinete de apoio ao empreendedor onde este poderá esclarecer todas as dúvidas quanto à sua ideia de negócio e a abordagem a adotar para ser bem-sucedido, sendo-lhe dado apoio desde a ideia inicial até à sua concretização. Mas também formação, parcerias locais e programas de estimulo à inovação e criatividade junto da população.

Mas afinal o que significam estes conceitos?

  • ‘Empreendedorismo startup’ é a criação de um novo negócio ou organização. Vem da palavra inglesa ‘start’, que significa ‘início’;
  • Intraempreendedorismo quer dizer novas ideias, produtos ou processos para melhorar negócios ou organizações já existentes;
  • Empreendedorismo Social é, como o nome indica, a área do empreendedorismo que surge para dar resposta a problemas sociais.
O Penha Empreende tem vindo a reunir-se com diversas entidades e investidores – públicos e privados – com o objetivo de melhorar, divulgar e criar valor para os empreendedores residentes na Penha de França.

Mas também foram contactadas várias entidades bancárias de modo a estabelecer um acordo de cooperação que permita aos nossos empreendedores recorrer a programas de financiamento para financiar a sua ideia ou negócio já existente. Deste modo, a Junta de Freguesia da Penha de França e o Millennium BCP assinaram um Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo (ver caixa).

O Penha Empreende já está a apoiar ideias de negócios das mais variadas áreas, em diversos estágios de desenvolvimento. Desde uma marca de roupa divertida para crianças que pretende crescer e vestir meninas e meninos com padrões vivos e alegres, a uma Associação com vontade de ajudar emigrantes que chegam ao nosso país sem qualquer apoio, o que dificulta a sua integração. De brinquedos didáticos criados para os que gostam da criatividade, mas também de construir algo, a um projeto inovador na área da restauração de um empreendedor que viveu muitos anos fora do país. Ou o gestor que já tem uma consultora que presta serviços na área da gestão, mas que necessita de atualizar a sua oferta de serviços para chegar mais perto dos seus clientes através do mundo digital. E não só…

Desde que começou, o Penha Empreende realizou dezenas de atendimentos, muitos dos quais continua a acompanhar regularmente. Os empreendedores que nos procuram têm recorrido, essencialmente, a consultoria na área do empreendedorismo, apresentação a possíveis investidores, elaboração de plano de negócios e ajuda no preenchimento de candidaturas a financiamentos e concursos de empreendedorismo como, por exemplo, o Acredita Portugal ou Portugal 2020.

O Penha Empreende funciona às 5.ªs feiras, das 14h às 18h, na sede da Junta. Marque o seu agendamento pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Penha Empreende espera por si!